História da Linhaceira, 3 - Época pré-histórica

Não existem evidências da presença humana na Linhaceira há mais de mil anos porque nunca aqui foram feitas prospecções arqueológicas, mas é bem provável que, caso fossem feitas, elas surgissem, em especial nas zonas férteis junto ao rio.
Segundo a "Carta Arqueológica do Concelho de Tomar", publicada por Carlos Batata em 1997, há na freguesia de Asseiceira vestígios da presença humana datáveis do período designado como acheulense, há cerca de 300 mil anos.
Foi o próprio arqueólogo quem descobriu, em 1990, por baixo do pavimento de uma casa em ruínas, em Santa Cita, lascas residuais de sílex e de quartzito que evidenciam utilização de pedras para o fabrico de utensílios, eventualmente no Paleolítico Médio.
Na imagem (adaptada precisamente da obra de Carlos Batata) pode ver-se como os vestígios de ocupação paleolítica (triângulos pretos) se encontram muito perto da Linhaceira.
Acresce que as margens da ribeira da Beselga têm também sido férteis em achados, nomeadamente na Quinta do Vale e, também na margem direita, no local onde hoje passa a autoestrada e onde, em 1989, Luiz Osteerbeck e Ana Rosa Cruz encontraram cerâmica e material lítico datável do Neolítico Final até à Idade do Bronze. Do mesmo modo, já no concelho de Vila Nova da Barquinha, a vizinha freguesia de Atalaia tem igualmente sido palco de descobertas arqueológicas igualmente datáveis do Paleolítico.


Comentários

Mensagens populares