História de Asseiceira, 5 - Origens de Santa Cita

Embora autores antigos apontem a existência de uma ermida no lugar de Santa Cita, evocando a mártir, Carlos Batata, na sua “Carta Arqueológica do Concelho de Tomar”, levanta a hipótese de uma estação arqueológica por si descoberta em 1990 no Casal de Deus, na outra margem do rio Nabão mas a pouco mais de um quilómetro em linha recta, ser a antiga capela de Santa Marinha (que estaria já em ruínas no séc. XVII), questionando se este templo e o que originalmente se devotou a Santa Cita não seriam eventualmente um único.



A verdade é que, independentemente disso, as primeiras indicações efectivas sobre o lugar que hoje se chama Santa Cita são de meados do século XIII, citadas por Amorim Rosa, a propósito da doação aos Franciscanos, pelo Mestre da Ordem do Templo, do Casal de Vale Bom, para ali fundarem um Convento, hoje parcialmente transformado em casa particular, ao lado da igreja.
Ou seja, o lugar onde hoje Santa Cita está situada seria já habitado no século XIII e chamar-se-ia Vale Bom, topónimo de origem óbvia para o sítio onde terminavam as várzeas do fértil e deslumbrante vale do Nabão.

Comentários

Mensagens populares