História da Linhaceira, 15 - 1706 e 1707: Foz do Rio, Falagueiro e Perdigueira

A História da Linhaceira é indissociável dos lugares que hoje se reúnem nos Pastorinhos, sendo claro, a partir dos dados do Numeramento e dos registos paroquiais, que toda esta seria uma zona mais isolada, por contraponto ao que hoje é Santa Cita, Asseiceira e Roda, locais próximos das principais vias de comunicação.
A Foz do Rio aparece logo no primeiro registo de baptismo da paróquia, em 11 de Julho de 1706, referente a Francisca, filha de Francisco Roiz Virtude e de Jozepha Pereira. É a mais antiga referência escrita que conhecemos àquela aldeia, mas também ao Falagueiro, uma vez que a madrinha é identificada como Maria, filha de Izabel Roiz, daquele lugar.


Logo em 2 de Janeiro de 1707 aparece o baptismo de Manoel, filho de Manoel Roiz e Ignez Roiz, da Perdigueira, que tem também aí o seu registo mais antigo.


Curiosamente, a Cerejeira só aparece referida num registo de 1722. Refira-se que a disponibilização  recente de novos livros de registos paroquiais veio permitir que encontrássemos dados quase dez anos mais antigos sobre estes lugares (mais de vinte, no que se refere à Cerejeira).



Comentários

Mensagens populares