Os dias da Linhaceira: 11 de Março de 1918

É um dos documentos mais tardios que já nos foi possível recolher relacionados com a criação da primeira escola na Linhaceira..No dia 11 de Março de 1918 foi apresentado à Câmara Municipal de Tomar um ofício da Comissão Construtora do Edifício Escolar de Linhaceira fazendo a entrega à edilidade do referido edifício "que se acha já concluído e inspeccionado".
Sabemos pois que foi nesta data, quase cinco anos e muitas peripécias após a primeira deliberação de Câmara no sentido da construção da escola, que a mesma foi entregue pelo povo da Linhaceira à autarquia que dela passou a tomar conta.
Esta acta refere ainda que a Câmara, por proposta do vereador Raimundo Ribeiro, deliberou igualmente consignar "um voto de louvor àquela Comissão, pelo esforço e boa vontade demonstrados nesta obra de tão grande importância a favor da causa da instrução”.
O documento tem ainda mais um motivo de singular importância ao referir os nomes que integravam a dita comissão construtora: Manuel dos Santos Viriato, António Vicente Bernardino, Manuel da Costa, João de Sousa, Manuel Lopes, Manuel Joaquim Cotovio e Júlio Lopes.


 






Comentários

Mensagens populares