Linhaceira



Aqui terão nascido, há mais de quinhentos anos, um conjunto de casais dispersos, habitados por humildes agricultores e pastores, cujos descendentes, ao longo dos séculos, com pouco mais do que os seus parcos haveres, se foram multiplicando e prosperando até se tornarem numa comunidade prenhe de tradições e de capacidade de iniciativa, que se destaca em várias áreas a nível local, regional e mesmo nacional.
Eis a Linhaceira, aldeia da freguesia de Asseiceira, no sul do concelho de Tomar, situada nas margens do rio Nabão e atravessada pela Estrada Nacional 358-1. Geograficamente, é o centro da freguesia em que se insere. Em termos populacionais, é a maior localidade do concelho a seguir à cidade, contabilizando 1011 habitantes, segundo os Censos de 2011 (INE, 2012), um número superior ao de trinta e uma sedes de concelho de todo o país – comparativamente, entre os mais próximos, Penela tem apenas 902 habitantes, Constância 846, Alvaiázere 745 e Vila de Rei não passa dos 444.
A sua principal festividade é o Carnaval, tradição antiga mas que, organizada de forma mais institucional desde os anos 90 do século passado, atrai à aldeia milhares de pessoas. Destaca-se ainda a celebração da padroeira, Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos, com festa e procissão geralmente no mês de Julho. Um conjunto de outras festividades e iniciativas ocorre ao longo do ano, devendo igualmente registar-se, pela sua regularidade há perto de quatro décadas, o 8 de Dezembro, espectáculo de variedades encenado e interpretado pela comunidade e para a comunidade, que ganhou já foros de tradição.
Repositório da cultura popular, o folclore teve um peso importante desde meados do século xx, em que chegaram a existir em simultâneo dois ranchos cujas memórias e rivalidades merecem um dia ser contadas. A etnografia local é actualmente representada pelo Rancho Folclórico de Linhaceira, que integra, desde 2002, a Federação do Folclore Português. Destaque-se ainda o papel que, desde há quase quatro décadas, tem vindo a ser desempenhado pela Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira nas áreas da cultura e do desporto. Em relação à componente de solidariedade social, está ali instalado, desde 3 de Setembro de 2005, o Centro Social Paroquial de Asseiceira, actualmente com as valências de centro de dia, apoio domiciliário e lar de idosos. No património construído, são especialmente dignos de registo as duas capelas (de inícios e finais do século xx, a primeira apresentada na foto de Nuno Garcia Lopes), a antiga escola primária de 1950 (onde hoje funciona o ATL) e vários fontanários.


In "Linhaceira e as suas escolas" de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes

Comentários

Mensagens populares