Os dias da Linhaceira: 1 de Março de 1909

É um dos documentos que guardo com mais carinho, pela forma como, singelamente, ajuda a construir a nossa História colectiva, naquilo que diz directamente respeito a todos nós: o passar dos dias, as vicissitudes, naturais, do quotidiano.
É um pequeno caderno, de construção artesanal, designado por "Rol de lembranças", que pertenceu ao meu bisavô, Joaquim Alves Garcia.
É a prova de que todos os papéis antigos têm a sua validade, o seu interesse, e que não devemos desfazer-nos deles sem antes verificar se não ajudarão a reconstruir a memória do nosso povo e da nossa própria família.
Pois é graças a este "Rol de lembranças" que ficamos a saber que não foi apenas em 1983 nem em 2006 que nevou na Linhaceira. Também "no dia 1 de Março de 1909 choveu neve".
O documento refere ainda o devastador tremor de terra de 23 de Abril desse mesmo ano, que terá sido, de facto, um ano de acontecimentos naturais absolutamente fora do comum, se nos lembrarmos que a 22 de Dezembro ocorreria ainda a maior cheia do século.


Comentários

Mensagens populares