Os dias da freguesia: 8 de Janeiro de 1463

Dois artigos do livro "A vila de Asseiceira e seu termo", de Amorim Rosa, referem o passado das quintas que marcariam profundamente a vida da freguesia de Asseiceira, e que seriam parcialmente responsáveis até ao século XIX pela maior abertura de Santa Cita e Guerreira a casamentos com gente oriunda de fora, por contraste com a Linhaceira e as aldeias que hoje integram os Pastorinhos.

Comentários

  1. Achei curioso encontrar esta referencia pois sempre conheci a "Quinta de Cima", por onde atalhava de bicicleta vindo do Maxial para a Charneca da Peralva. Acabei por descobrir num sitio de geocaching que afinal ao que chamava de "Quinta de Cima", parece ser afinal a "Quinta da Beselga" (denominacao que nunca ouvira). E aqui parece afinal ter havido uma "Quinta da Beselga de Cima" e uma "Quinta da Beselga de Baixo". Faz sentido assim que as gentes locais tenham reduzido o nome de "Quinta da Beselga de Cima" para "Quinta de Cima".
    O que recordo era subir de bicicleta no inicio dos anos oitenta, atento a que os caes da quinta nao nos perseguissem. No final dos anos 80, com o meu primo tinhamos mais receio pois os caes andavam soltos mais frequentemente. Atalhei ali uma vez ou outra de Jipe nos anos 90 para depois comecar a ver o acesso condicionado ao chegar ao asfalto, e havia um desvio do trilho. Em 2010 ainda passeei um pouco no vale com o meu cao junto a' linha de comboio, vindo do Maxial. Com pena encontro a estrada fechada, compreensivelmente por ser propriedade privada. Mas fica a saudade dos tempos de adolescente em que fazia a dificil subida de bicicleta para atalhar pois jamais me atreveria na Nacional...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares