Os dias da Linhaceira: 1 de Janeiro de 1992

Faz agora 22 anos que foi publicado o nº1 do jornal policopiado "Novo Rumo", editado pela "comunidade cristã de Linhaceira".
Ao contrário do que se possa pensar, esta publicação ultrapassava largamente o carácter religioso, contendo, entre outros, um artigo de grande qualidade estilística e da maior importância para a História local, que narra (percebe-se que graças a conversas com quem conhecia bem o assunto) algumas peripécias relativas ao processo de construção da primeira escola na Linhaceira.


Apesar de um pequeno erro de datação (o texto refere que a primeira Escola Primária, actual Centro de Saúde, terá funcionado pela primeira vez em 1913, ano sim da primeira decisão de construção tomada pela Câmara, e havendo documentos que garantem não ter funcionado antes de 1918), o texto "Pedaços da nossa História" conta de forma veemente um episódio que se terá tornado crucial para a construção da escola. Trata-se da queda de uma criança de então, Manuel Cotovio, ao ribeiro da Mata, quando se dirigia para a Escola da Asseiceira em época de grande caudal. Reza a crónica que terá sido o seu colega José Alves Garcia a salvá-lo, enfatizando ainda o papel crucial do professor António Augusto Ferreira para a concretização do objectivo de ter uma escola na Linhaceira.

Comentários

Mensagens populares