Os dias da Linhaceira: 28 de Novembro de 1954

O jornal Cidade de Tomar de 28 de Novembro de 1954 anunciava já os preparativos para a "Festa de Natal dos Filhos dos Operários" da Fábrica de Papel de Matrena.
Não seria uma situação muito comum nas indústrias do concelho, a julgar pelo texto, apesar de nessa época Tomar contar com uma mão cheia de empresas de grande dimensão.
Mais uma das especificidades de uma fábrica que criou à sua volta, nos tempos áureos de meados do século, uma rede de actividades culturais, desportivassociais de relevo.


 
 
Andando uns vinte anos para a frente, encontramos a foto que aqui publicamos, referente ao momento da entrega da prendas aos filhos dos trabalhadores, já na década de setenta.
 
 
 
 

Comentários

  1. À "primeira vista" reconheço por aqui, para além do Miguel Garcia e um dos seus filhos, o falecido Mário Constantino (Farrapo) à esquerda em cima e talvez o Manuel Costa (Vigarista) logo abaixo. O Senhor mais à direita também era do meu tempo, mas "foge-me" o nome (Manuel ... da portela ou São Pedro)? Retenho na memória algumas destas festas. Outros tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma festa realizada na traparia (edifício localizado na margem do rio Nabão, lado da Portela).

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares