Os dias da Linhaceira: 24 de Novembro de 1955

Uma notícia breve, publicada no jornal Cidade de Tomar de 24 de Novembro de 1955, dava conta de que, no ano de 1956, seriam efectuadas as obras de electrificação de seis lugares do concelho, entre eles a Asseiceira e a Linhaceira. Era um primeiro passo para que aqui chegasse um bem que hoje nos parece imprescindível, embora na realidade a inauguração da rede eléctrica nas duas aldeias só tenha acontecido em 8 de Dezembro de 1960.

 
A foto que reproduzimos (cedida por Maurício Alves) é um documento importante quanto a este assunto graças a um pequeno pormenor no lado esquerdo. Datável dos primeiros anos da década de cinquenta, antes portanto da electrificação da Linhaceira, mostra todavia um poste de electricidade.
Na verdade, embora não tivesse acesso à rede, a nossa aldeia era atravessada pelas linhas de alta tensão provenientes da Hidroeléctrica do Alto Alentejo, em Nisa, que alimentavam a Fábrica de Papel de Matrena e graças às quais Santa Cita teve luz eléctrica muito tempo antes.
 
 
Já agora, fica também a identificação dos seis alunos, que então frequentavam a Escola Primária (as meninas no edifício onde hoje é o centro de saúde, os rapazes ali na escola recém-construída, onde hoje funciona o ATL): Armando Gilberto, Celestino Garcia, António da Conceição Lopes, Manuel Sousa, Maria Emília Garcia e Noémia.

 

Comentários

Mensagens populares