Os dias da Linhaceira: 27 de Novembro de 1995

O dia 27 de Novembro de 1995 ficou marcado por ter sido a data em que se publicou o primeiro livro de um autor linhaceirense. Um facto importante porque, daí para cá, somaram-se nada menos de 14 livros, de quatro escritores nascidos nesta aldeia (se não é inédito, devem ser poucas as aldeias do país a poderem gabar-se de tal).
Pois o primeiro desta vaga foi um singelo livro de poesia e fotografia, intitulado "Poemas de constância e desafio", da autoria de Nuno Garcia Lopes, lançado pela editora local O Contador de Histórias. Depois vieram Miguel Garcia Lopes, Filipe Lopes e Luís Garcia. Além da imprensa local, o lançamento foi destacado por grande parte dos jornais nacionais, como o Diário de Notícias, A Capital e o Jornal de Letras.

 
 
 
 
 
Este dia fica assim também marcado por ter sido o da estreia das editoras linhaceirenses. De então para cá, além de O Contador de Histórias, foi criada a chancela Terra de Linho e a Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira enveredou também pela aventura da edição. No total, foram perto de trinta títulos já lançados a partir da nossa terra, com textos de nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea como Pedro Mexia, Nuno Artur Silva ou José Tolentino Mendonça, e ilustrações de autores igualmente reconhecidos como Bernardo Carvalho, Luís Prina ou Mafalda Milhões. Sem esquecer o Sandro Ferreira, também linhaceirense, e actual finalista do Prémio EDP.




Comentários

Mensagens populares