2018: revisitando o ano do Centenário

O ano que hoje termina fora assinalado desde o início desta aventura chamada Biblioteca de Temas Linhaceirenses como o corolário das comemorações do Centenário das Escolas na aldeia, balizado pelas datas da primeira decisão de criação da escola e da sua efectiva entrada em funcionamento.
E de facto a Linhaceira ficou marcada em 2018 por estas comemorações. Recordamos aqui os seus momentos principais:

Logo no dia 1 de Janeiro, este blogue lançou o Centenário e começou a série sobre a História da aldeia de que anteontem e ontem fizemos o resumo.

Em Fevereiro, a Linhaceira realizou o seu grande evento anual, o Carnaval, que contou com um concurso de fotografia no âmbito do Centenário.

No início de Março, o programa do Centenário foi apresentado oficialmente com a presença dos vários parceiros: a Associação de Pais, a ACRL, a Junta de Freguesia e o Município.

Foi no dia 1 de Abril que foram revelados e entregues os prémios do Concurso de Fotografia, antes do concerto inesquecível pelo grupo galego Liñaceira, que se reuniu propositadamente, vários anos depois de ter terminado, para um espectáculo único na aldeia com o mesmo nome.

Ainda em Abril, as crianças da escola e do jardim-de-infância aprenderam mais sobre as suas raízes no Dia do Linho, em que semearam simbolicamente a planta que deu origem, tudo o indica, ao nome da aldeia.

Na mesma ocasião foi apresentado o Prémio Literário A Escola, iniciativa de âmbito nacional que contou com uma boa adesão dos concorrentes. Os resultados serão conhecidos em 2019.

Em Julho, a organização do Centenário foi convidada pela primeira vez a levá-lo ao Convento de Cristo, mostrando-o aos visitantes de todo o mundo daquele monumento.

Em Setembro, novo convite, desta vez para as Jornadas Europeias do Património cujo tema era precisamente "partilhar memórias".

Outubro foi o mês de preparar a recriação histórica, agregando pessoas e vontades e recolhendo objectos e utensílios para festejar o dia dos cem anos da escola.

Com um cartaz fantástico que não deixou ninguém indiferente, a recriação histórica aconteceu a 10 de Novembro, num dia que amanheceu cinzento e batido a chuva mas em que o céu se abriu alegremente para receber uma cerimónia marcante, no Linhaceira Vintage.

O eco na comunicação social foi significativo, mas nada foi tão marcante como a capa do jornal Cidade de Tomar de 9 de Novembro, a preto e branco, com o cabeçalho original e data de 1918, um dos maiores testemunhos da importância do Centenário das Escolas na Linhaceira dentro e fora de portas.

Momento da celebração do centenário da escola, a 10 de Novembro, foto de Paulo Ferreira.

Comentários

Mensagens populares