Linhaceira Vintage dias 10 e 11 de Novembro

Linhaceira Vintage, assim se vai chamar o evento comemorativo do centenário da abertura da nossa primeira escola. A iniciativa contará com a recriação histórica, no sábado dia 10 de Novembro, enquanto no domingo dia 11 decorrerá a Feirinha de S. Martinho.
Dia 10, pelas 15 horas, será descerrada uma lápide evocativa no primeiro edifício escolar, onde actualmente funciona a extensão de saúde. Será o instante inaugural da recriação histórica que, centrada no segundo edifício escolar (actual ATL) e zona envolvente, mostrará ao vivo momentos de uma aula de há cem anos e aspectos da vida de então na aldeia.
A iniciativa, que conta com o apoio dos dois ranchos folclóricos da freguesia (Linhaceira e “As Lavadeiras” de Asseiceira), inclui comeres e beberes tradicionais e, à noite, um bailarico à antiga. Haverá também jogos populares com a colaboração do CALMA.
A população local e todos os visitantes que o desejarem são convidados a integrar-se no espírito da época, envergando roupas alusivas, provando ou relembrando os sabores da comida das nossas avós, dançando e participando activamente na festa. 
No domingo decorrerá a também já tradicional Feirinha de S. Martinho, momento de comunhão entre a escola e a comunidade, da responsabilidade da Associação de Pais, este ano com o espírito do centenário bem presente, mas igualmente com o artesanato, os petiscos e o magusto. Haverá jogos e animação com a colaboração dos Escuteiros, insufláveis e perna de porco no espeto logo a partir do almoço, às 12 horas.
O cartaz aí está. Muito obrigado à Benedita e ao Francisco que foram excelentes modelos para a foto e ao outro Francisco (Lopes) cujos cartazes são sempre vintage.

Comentários

Mensagens populares