A década de 1910 na Linhaceira

Continuando a preparar a recriação histórica de há cem anos, damos hoje uma vista de olhos sobre os acontecimentos mais significativos da década de 1910 na nossa aldeia, a partir dos artigos da série História da Linhaceira. Cliquem sobre os sublinhados para aceder aos artigos originais.
Em 1911 a Junta de Freguesia pediu pela primeira vez uma escola para a Linhaceira e pouco tempo depois os habitantes da aldeia mostram-se disponíveis para construir o edifício. A Câmara congratula-se com uma ideia tão altruísta mas não toma nenhuma decisão.
No ano seguinte, por mais do que uma vez, um grupo de moradores pede a reparação da estrada entre Santa Cita e a Praia do Ribatejo, passando pela aldeia. A Câmara reconhece a sua urgência e decide orçamentá-las. Ainda em 1912, é decidido reparar a fonte de Beirolas.
1913 é o ano da primeira deliberação da Câmara no sentido de criar uma escola na Linhaceira. A autarquia manda reparar caminhos para a Cerejeira e Falagueiro mas os moradores pedem também o arranjo da estrada para a Matrena, cuja fábrica já funcionava desde o início do século.
Porém, um dos momentos mais importantes desses anos aconteceria no dia 27 de Outubro de 1914, quando o professor António Augusto Ferreira foi admitido como segundo docente da Escola de Asseiceira. Enfrentando sem medos as suas hierarquias, teria um papel decisivo para ajudar os linhaceirenses a conseguirem a sua escola.
Amanhã apresentaremos a segunda parte.
Quanto à imagem, gentilmente cedida pelo Joaquim Cotovio, é presumivelmente dessa década ou muito próxima. Infelizmente, ele não conseguiu identificar os intervenientes, que deverão ser da família. Mas reparem nos pormenores, na roupa, no cabelo e no bigode. Por trás, trata-se de um cenário, frequente na época para as sessões fotográficas. Mas o chão é de terra batida, o que não quer dizer que não pudesse ser dentro de casa, em que era um "pavimento" frequente.



Comentários

Mensagens populares