Vamos dar um bigode!

O artigo de hoje é especialmente dedicado aos homens. Uma análise às fotografias da época revela-nos que entre os anos 1910 e 1920 havia um número significativo de linhaceirenses com bigode, de que publicamos aqui alguns exemplos.
Eram geralmente bigodes simples, mais ou menos largos, mas sem a ostentação que encontramos em figuras ligadas a famílias mais aristocráticas ou citadinas. Barbas é que não se encontra.
Deste modo, venho lançar-vos o repto para que dia 10 de Novembro façam como eu e homenageiem os nossos avós com um bigode. Está na altura certa para o começar a deixar crescer até atingir um tamanho razoável.
Uma dica para quem não se sinta muito confortável apenas com pilosidade supralabial (é o que fiz para as duas idas ao Convento de Cristo representar o professor Augusto Ferreira): deixar crescer a barba e cortá-la nesse dia mantendo o bigode.
O objectivo, como já terão percebido, é dar o maior realismo possível à recriação de um dia na Linhaceira em 1918. Vejam aqui que mais podem fazer para participar. Há também alguns fatos disponíveis.
Colaborem e ajudem a Linhaceira e a freguesia a dar mais um bigode na organização e participação colectiva em eventos originais.




Comentários

Mensagens populares