Dados demográficos - quantos éramos na década de 1910

Permanecemos ainda pela década de 1910 para outros dados relevantes ao pensarmos na recriação histórica da época: quantos éramos e que peso tinha a população local no território envolvente.
Apesar de haver ainda algum isolamento, como o demonstram os perigos do caminho para a escola, segundo os censos de 1911 a Linhaceira era já a maior aldeia do concelho de Tomar, com 679 habitantes, seguida da Roda com 604 (mas considerando a Pequena e a Grande no conjunto). Asseiceira com 573 e Santa Cita com 570 vinham a seguir, ou seja, os quatro maiores aglomerados populacionais a seguir à cidade eram todos da freguesia. Montes (na freguesia de Olalhas) com 596 habitantes e Pedreira com 536 eram os seguintes da lista.
Curiosamente, em termos globais, a freguesia de Casais tinha então mais habitantes: 3343 contra os 2998 da Asseiceira, sendo que as duas freguesias urbanas totalizavam no conjunto 11.156. Todas as restantes eram menos populosas.
Por outro lado, só na Linhaceira nasceram nesta década 243 crianças, uma média superior a 24 por ano, nunca antes atingida na freguesia. Na imagem podemos ver duas dessas crianças: Cristina e Miguel Alves Garcia, ao colo e atrás da mãe, numa foto datável de cerca de 1920.


Comentários

Mensagens populares