ACR Linhaceira, 17 - O grande dia

Tal como há cem anos atrás, as primeiras décadas deste século vão ficar marcadas na História como um tempo decisivo em que a Linhaceira ergueu, pelo esforço e persistência dos filhos da terra, alguns dos seus equipamentos colectivos fundamentais. Se então fomos capazes de construir a primeira escola e a primeira capela (que em qualquer dos casos se tornaram pequenas para o crescimento da comunidade nas décadas seguintes), o século XXI começou com o Centro de Dia, vai agora receber o Salão Multiusos e há-de prosseguir com o Centro Escolar.
A construção de obras desta dimensão não é, naturalmente, fruto do acaso. Mais ainda no caso do Multiusos, idealizado e construído durante a maior crise económica dos tempos recentes.
Esta é uma obra que revela o pulsar de uma comunidade, que só foi possível erguer porque foi levada a cabo por um grupo de irredutíveis "gauleses" que tiraram do fundo da sua alma a "poção mágica" que lhes deu forças para a levar até ao fim - mas que também só se conseguiu porque por detrás deles estava toda uma comunidade que se reviu no seu trabalho e em que eles se reviram.
Hoje é mais um dia do orgulho linhaceirense.
E enquanto não nos juntamos todos para celebrar, aqui fica o slideshow com as imagens que o Celestino Rodrigues pacientemente foi captando durante toda a obra.

Comentários

Mensagens populares