História de Asseiceira, 89 - Invasões francesas

Relatos diversos dão conta das atrocidades cometidas pelos franceses um pouco por todo o país, contra as pessoas e contra o património, durante as Invasões de há pouco mais de dois séculos, curiosamente muito pouco coincidentes com os ideais revolucionários oriundos de terras gaulesas e que ajudaram a construir a sociedade ocidental dos nossos dias.
Mas, para além dos atravessamentos de tropas, de que demos conta nos artigos anteriores, não eram conhecidos grandes pormenores dos estragos por eles provocados no então concelho de Asseiceira.
Também nesse campo, o trabalho de investigação ainda inédito de Miguel Garcia Lopes veio fazer alguma luz. De facto, o "Livro de vizitas desta freguesia", já aqui várias vezes aludido, contém dados fundamentais para compreendermos o impacto local dessa passagem.
O documento, datado de 24 de Outubro de 1811, seis meses depois da retirada, dá-nos conta de que a igreja matriz de Asseiceira fora "muito arruinada pelos franceses que lhe queimaram altares, algumas imagens, quase toda a obra de madeira", mas também que "perdeu esta vigararia (...) todas as vestimentas e alfaias [de uso religioso]" pelo que "o reverendo prior se vê obrigado a dizer a missa ao povo em a igreja de Santa Cita dos Religiosos Franciscanos".





Comentários

Mensagens populares