História de Asseiceira, 85 - Invasões francesas

Nas últimas três décadas da sua existência, já no século XIX, o concelho de Asseiceira viveu períodos conturbados, tendo sido palco dos dois maiores conflitos daquela centúria no nosso país.


Tudo começou em 1807 com as invasões francesas (na foto, recriação histórica no segundo centenário, em Tomar, publicada no blogue Tomar Terra Templária). Sob o comando de Napoleão Bonaparte, os franceses tinham imposto o bloqueio naval aos ingleses em toda a Europa. Aliado dos britânicos, Portugal foi o único país que não acatou essa ordem, o que resultou na sua invasão por tropas francesas e espanholas.
No dia 27 de Novembro, um exército espanhol comandado por D. Juan Carrafa e composto por 7.593 homens atravessou o nosso território, vindo de Punhete (Constância) e dirigindo-se a Tomar, pelo caminho Roda - Linhaceira - Matrena - Santa Cita - Guerreira.
A dimensão do contingente dá-nos uma ideia do impacto que a sua passagem terá tido, por muito rápido que tenha sido o atravessamento.
Essa divisão militar ficou depois aquartelada em Tomar até 8 de Dezembro, embora uma parte ali tenha permanecido até Março do ano seguinte.


Comentários

Mensagens populares