Foral de D. Dinis - 2 de Janeiro de 1315


Selo de autoridade do rei D. Dinis 

Comemora-se hoje outra das efemérides fundamentais da Asseiceira. Exactamente dois meses depois dos 500 anos do foral novo de D. Manuel, é a vez dos 700 anos do foral original de D. Dinis. Uma coincidência que permitiu, graças ao trabalho conjunto de uma série de entidades, coordenado pela Junta de Freguesia, dar aos actuais moradores da freguesia um olhar nunca tido sobre o nosso passado.
Comemorações a que, obviamente, a Biblioteca de Temas Linhaceirenses só se poderia associar. A verdade é que o objectivo de sintetizar em dois meses os passos principais de um concelho que existiu enquanto tal durante cinco séculos, cedo se revelou incapaz de cumprir. Assim, serão precisas mais umas semanas para continuarmos a publicar a série que vai agora em meados do século XVI.
Hoje, como é natural, fazemos uma pausa nessa sequência para voltar atrás, a 2 de Janeiro de 1315, dia em que o rei poeta ou rei lavrador, dois epítetos que dizem bem das suas inúmeras qualidades, assinou o documento que daria autonomia administrativa à Asseiceira.
Como acontece com muitos documentos da época, não conhecemos a carta de foral em si, mas apenas as referências que lhe foram sendo feitas em documentos posteriores.
É o caso de Amorim Rosa que cita, por seu lado, o "Agiológio Lusitano" do padre Jorge Cardoso, que apresentamos abaixo. O que é muito provável é que o foral fosse timbrado com o selo de autoridade de D. Dinis, que publicamos no topo da página.







Comentários

Mensagens populares