Anuário da Linhaceira - 2014

Com votos de que este novo ano seja magnífico para todos, aqui deixamos uma súmula de alguns dos principais acontecimentos que marcaram a vida colectiva da Linhaceira em 2014, mais um ano que prova que, quando trabalhamos em conjunto para isso, mesmo os sonhos mais ousados podem tornar-se realidade.

ACR Linhaceira - Salão Multiusos

 Aspecto da montagem da estrutura do Salão Multiusos em 31 de Dezembro (foto de Celestino Rodrigues)

2014 nasceu com uma prova de fogo pela frente. A Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira (que neste ano comemorou 40 anos de existência) tinha conseguido dias antes o financiamento do PRODER para o Salão Multiusos e um ano para o pôr de pé, mas faltava-lhe o resto da verba sem o qual o financiamento se perderia. Com muita teimosia e amor à causa, a ACRL chegou ao fim do ano com a estrutura de pé, o prazo de construção prorrogado até Março e a verba suficiente para garantir o aproveitamento desse financiamento (embora ainda falte muito mais para concluir a obra).
Para além do pavilhão há muito desejado, que vai criar condições de desenvolvimento cultural e desportivo, o acordo entretanto conseguido com a Câmara Municipal de Tomar, que garantiu parte da verba necessária, fez avançar, de forma irrevogável (neste blogue as palavras ainda têm valor), o processo de construção do Centro Escolar.
Merecedor de destaque é também o trabalho de registo da obra do Salão, pacientemente tecido e  entretecido pelo Celestino Rodrigues, de que esta sequência fotográfica é o melhor exemplo. As imagens falam por si.


Instalações escolares
 
 Visita dos responsáveis da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Associação de Pais à nova sala de aulas em 8 de Janeiro (foto de António Graça)

Logo em Janeiro, a Linhaceira viu instalado o contentor destinado a sala de aulas da EB1 e a garantir que não se perderia o ATL que a Associação de Pais tinha vindo a desenvolver há vários anos. O novo executivo da Câmara Municipal de Tomar foi fiel à decisão tomada ainda no final do mandato anterior, por unanimidade de todas as forças políticas.
Na sequência, a Associação de Pais promoveu a colocação de dois telheiros ligando os vários equipamentos escolares e, em parceria com a Junta de Freguesia, foram profundamente remodelados os sanitários.


Adro da capela

 O adro da capela nova em 31 de Dezembro (foto de Nuno Garcia Lopes)

Outro espaço público que recebeu uma importante beneficiação neste ano foi o adro da capela nova, cuja Comissão de Culto procedeu ao respectivo calcetamento.

Carnaval

Corso do Carnaval da Linhaceira, no dia 2 de Março (imagem obtida a partir de um frame do video de Orlando Oliveira)

Em Março, mesmo com o tempo enfarruscado, a Linhaceira encheu-se de cor e animação para mais um imponente festejo de Carnaval, cuja importância (para quem ainda duvidasse) foi atestada com uma apresentação televisiva.
Rocambolesco foi o caso do boneco roubado e da respectiva "perseguição", que permitiu recuperá-lo a tempo de desfilar no corso.
Espectacular, para além do corso, foi também este video captado por Orlando Oliveira através de um drone.

Centro Escolar

 Versão original do anteprojecto do Centro Escolar (à direita, em baixo), vendo-se acima o Salão Multiusos e mais à direita a estrada para a Asseiceira (imagem do Atelier Rua)

Corria o mês de Agosto, quando foi feita a primeira apresentação de ideias para o Centro Escolar, numa reunião na Câmara. No início do ano lectivo, as três equipas de arquitectos mostraram numa sessão pública, na Linhaceira, as suas ideias, todas arquitectonicamente inovadoras. Por unanimidade das várias entidades envolvidas (incluindo a Associação de Pais que levou o assunto a votação dos encarregados de educação), foi escolhido o projecto do Atelier Rua, que tem vindo a ser trabalhado em diversas reuniões de modo a poder ser candidatado a fundos comunitários o mais cedo possível neste ano de 2015.

500 anos do Foral de D. Manuel

Comemorações dos 500 anos do Foral em 2 de Novembro, na Asseiceira (foto de Nuno Garcia Lopes)

Envolvendo activamente toda a freguesia, o grande acontecimento do ano, a que a Linhaceira não foi de modo nenhum alheia, foi sem dúvida a comemoração dos 500 anos do Foral de D. Manuel, que teve o seu ponto alto no dia 2 de Novembro.

Revelação da existência do Porto da Linhaceira em 1530

Carta de Manuell Nogueira datada de 1530 referindo a Lynhaçeira (transcrita por Vieira Guimarães no livro "Thomar Santa Iria")

De facto, a investigação e divulgação da História local esteve em alta no ano de 2014, tendo como expoente máximo a revelação, pela Biblioetca de Temas Linhaceirenses, da existência do Porto da Linhaceira, em 1530, que veio abrir novas janelas sobre o nosso passado.

Cultura de âmbito nacional

Reportagem sobre o projecto "A poesia não tem grades" de Filipe Lopes (jornal Público de 29 de Dezembro)

A nível cultural, o ano ficou marcado, mais uma vez, pelo impacto nacional do trabalho de vários linhaceirenses. Nuno Garcia Lopes publicou o opúsculo de poesia "Greve geral". Luís Garcia lançou o livro "Não sou Eça de Queirós - O mundo de Jorge Jesus", um êxito editorial, que tem andado em périplo a lançar pelo país.
E o projecto "A poesia não tem grades", de Filipe Lopes, viu a sua importância reconhecida com reportagens nalguns dos mais importantes meios de comunicação social nacionais.
Fátima Garcia foi a revelação do ano, como fadista.

O homem mais velho de Portugal

Comemorações do 109º aniversário de Manuel Rafael dos Santos na Junta de Freguesia de Asseiceira (site do jornal A Bola em 23 de Dezembro)

Finalmente, uma referência a Manuel Rafael dos Santos que, com a provecta idade de 109 anos, é o homem mais velho de Portugal. Embora habite no Grou, tem descendentes na Linhaceira.
E acima de tudo é um exemplo para todos nós: vamos agarrar a vida com unhas e dentes em 2015 e fazer deste mais um ano inesquecível!






Comentários

Mensagens populares