Os dias da Linhaceira: 23 de Abril de 1909

O ano de 1909 foi marcado por duas ocorrências naturais de dimensões absolutamente fora do comum: um terramoto que assolou o Ribatejo em 23 de Abril e a maior cheia dos últimos 150 anos no rio Nabão, a 22 de Dezembro, em que a água subiu quase um metro dentro da Fábrica de Papel da Matrena.
Embora não tenha provocado vítimas nem danos de vulto no concelho de Tomar, aquele tremor de terra é considerado o mais violento ocorrido em Portugal no século XX, tendo devastado quase por completo os aglomerados de Benavente, Samora Correia e Santo Estevão e provocado cerca de 40 mortos e 70 feridos.
A hora da ocorrência, pouco depois das 17, terá sido, apesar de tudo, uma sorte para a maior parte da população, que se encontrava a trabalhar nos campos.
Das memórias transmitidas pelos nossos avós, ressoa ainda a forma como o sismo foi sentido na Linhaceira. Começou por se ouvir um ronco, que julgaram ser o ruído dos motores dos raros camiões que então havia, mas em breve viram o estremecimento das árvores. Abandonando as hortas a caminho de casa, assistiram a um "espectáculo" raro: o tremer da terra avançando pelas colinas.
Dos dados recolhidos nos "Anais do Município de Tomar" ressalta o susto dos habitantes do concelho e a onda de solidariedade que se seguiu.
As imagens, oriundas do Museu Municipal de Benavente, dão conta da violência da catástrofe.



Comentários

Mensagens populares