Cronologia da Linhaceira - Os dias de Março

Concluído o primeiro mês de visibilidade pública da Biblioteca de Temas Linhaceirenses, podemos suspirar de alívio. Está terminada a segunda etapa (um mês inteiro de publicações diárias que ajudam a compilar a nossa História), depois da primeira que foi o lançamento do livro "Linhaceira e as suas escolas".
As reacções ao livro demonstram que valeu a pena todo o trabalho que deu. A adesão que este blogue está igualmente a ter, prova que também este tarefa tem toda a validade, por muito empenho e dedicação que implique.
Por isso, enquanto houver capacidade (porque documentos não faltam) vamos continuar esta tarefa diária.
Para ajudar a arrumar os acontecimentos, faremos sínteses regulares. Esta é a primeira, com a cronologia das efemérides que assinalámos em Março:

24 de Março de 1913 - Primeira deliberação da Câmara de Tomar de criação de uma escola na Linhaceira.

27 de Março de 1915 - Câmara concede autorização para que o professor António Augusto Ferreira fosse autorizado a dar aulas em Santa Cita  fora das horas de serviço.

28 de Março de 1954 - Jornal Cidade de Tomar refere construção do largo da capela velha da Linhaceira.

28 de Março de 1954 - Jornal Cidade de Tomar noticia prejuízos causados pelas cheias nos terrenos ribeirinhos da Cerejeira e Foz do Rio.

28 de Março de 1954 - Jornal Cidade de Tomar dá conta de obras no antigo edifício que servia como posto escolar da Cerejeira.

26 de Março de 1977 - Visita à igreja matriz de Asseiceira da Comissão Diocesana das Novas Igrejas, com vista a analisar as obras de restauro e ampliação.

25 de Março de 2011 - Término das inscrições para a XVI Caminhada da ACR Linhaceira.

31 de Março de 2012 - O contador de histórias linhaceirense Filipe Lopes concluía em Bruges, na Bélgica, a sua primeira digressão por vários países da Europa.

foto inédita - Fonte do Cigano, Linhaceira, anos noventa (Nuno Garcia Lopes)

Comentários

Mensagens populares