Os resultados eleitorais, a Linhaceira e a freguesia

O Vítor Marques e o Francisco Lopes já hoje fizeram uma parte significativa do trabalho, apresentando os resultados da freguesia e da mesa da Linhaceira. Além de vos trazer os resultados detalhados de cada mesa, o que tenho para dizer hoje, com muito orgulho, é que termos um dos melhores infografistas do país resulta nisto: o gráfico criado propositadamente pelo Francisco é o primeiro de sempre a ser publicado especificamente sobre a mesa eleitoral da Linhaceira (primeira imagem).
Quanto a resultados, o Vítor também já se pronunciou. Acrescento que na freguesia, comparativamente às Europeias de 2014, o PS subiu cerca de 6,5%; o Bloco aumentou para o triplo; PSD e CDS, que então tinham concorrido juntos, perderam no conjunto cerca de 2%; o PAN aumentou para mais do dobro e a CDU desceu para um pouco menos de metade. Nesse ano, o MPT (então de Marinho Pinto) tinha sido o 3º mais votado, com 12,36%. Felizmente (desculpem-me a franqueza mas não posso ser conivente com os assumidamente racistas e xenófobos), o BASTA não foi além dos 2,29%.
Ainda nesta comparação com 2014; na Linhaceira, o PS subiu quase 4%; o BE subiu quase 12% (mais que triplicando); PSD e CDS (recordo que em 2014 tinham concorrido juntos) subiram quase 1%; e o PAN andou perto de triplicar a sua percentagem. Isto à custa do MPT (tinha tido 12,13%) e da CDU que perdeu um pouco mais de 2,5%. Quanto aos populistas, ficaram-se pelos 1,30% - mais um motivo de orgulho, foi o seu pior resultado na freguesia, também igualado nos Pastorinhos.


Comentários

Mensagens populares