quinta-feira, 6 de julho de 2017

Os nomes da freguesia: Ernesto Figueiredo

O mais famoso desportista nascido na freguesia de Asseiceira, Ernesto Figueiredo, faz hoje 80 anos. Natural de Santa Cita, nasceu no dia 6 de Julho de 1937, tendo começado a carreira no Grupo Desportivo da Matrena, passando depois pelo União de Tomar e pelo Cernache, até se transferir para o Sporting, em 1960, clube onde jogou oito épocas.
Logo na primeira foi o melhor marcador da equipa, pela qual apontou 148 golos em 232 jogos. Em 1965/66 seria mesmo o melhor marcador do então Campeonato  Nacional da 1ª Divisão, com 25 golos, os mesmos que Eusébio.
Durante a sua carreira conquistou dois títulos nacionais, uma Taça de Portugal, e ainda a Taça das Taças de 1964, na qual marcou seis golos, dois dos quais na final.
Figueiredo foi dez vezes internacional pela selecção portuguesa, fazendo parte da equipa dos "Magriços" que em 1966 ficou em 3º lugar no Mundial de Inglaterra, embora não tenha chegado a jogar.
Concluiu a carreira no Vitória de Setúbal.
No dia 1 de Março de 2017 recebeu a medalha municipal de valor desportivo (grau ouro) atribuída pelo Município de Tomar (na segunda foto, oriunda do site informativo mediotejo.net).


Sem comentários:

Enviar um comentário