O balanço do ano na BTL

Eis-nos chegados ao final de 2016. Deixando para amanhã uma retrospectiva dos acontecimentos do ano, olhemos para ele, hoje, na perspectiva deste blogue.
Sendo o quarto ano civil de existência da Biblioteca, foi aquele em que demos o salto em termos de audiências: o mês mais fraco (Março) teve 2.267 visualizações, o que faria dele (por menos de 200 vistos) o terceiro melhor de sempre até final de 2015.
De facto, até aí, nunca nenhum mês chegara às 2.500. Mas Fevereiro ultrapassou as 4 mil, Maio as 5 mil, Julho as 6 mil, até àquele espantoso acontecimento de Outubro que atingiu as 15.859 visualizações, um recorde que vai ser difícil de bater.
Significa isto que, enquanto localmente o blogue consolidou os seus leitores fiéis, ultrapassou largamente as fronteiras da freguesia e do concelho, sendo já hoje, também, um importante meio de promoção da nossa terra pelos diversos cantos do país.


Conheçamos então os onze artigos mais vistos do ano (seriam dez, mas o 11º ficou quase empatado com o 10º e é duplamente significativo).




O dia em que choveu pétalas
A ideia era promover o livro com o mesmo nome, mas a fotografia do leito do rio Nabão coberto de flores tornou-se viral e chega ao fim do ano com mais de 10 mil visualizações. Merecem por isso os leitores ver hoje outra imagem referente ao culto de Santa Iria (foto de Nuno Garcia Lopes). Podem ver a original aqui.




Celebração do aniversário da Batalha e apresentação do livro
A conjugação da cerimónia evocativa da batalha de Asseiceira com a apresentação do mais recente livro da Biblioteca, "História de Asseiceira em miúdos", foi o primeiro artigo a atingir as mil visualizações. Só o outro livro o destronaria.


Marcos e Margarida - os avós de quase todos nós
A genealogia é uma das bases deste projecto e os leitores não ficaram indiferentes à revelação dos nomes de um casal nascido no século XVII de que descende boa parte dos linhaceirenses actuais.




4º A "manif" de carrinhos de bebés em dia de "milagre"


A devolução ao povo do Dia de Todos os Santos




As cheias do rio Nabão em 1909


A BTL em destaque na comunicação social regional


As cem mil visualizações do blogue


A exposição devida de Manuel Alves Cotovio




10º Os bastidores da festa religiosa da Linhaceira em 1982


11º A Linhaceira na capa da vitória de Portugal no Europeu
A vitória da tenacidade que vingou todas as anteriores "mortes na praia" é o grande eco do ano. Que essa notícia gloriosa tenha partilhado a capa de um dos mais lidos diários nacionais com outro bom exemplo de empreendedorismo com marca linhaceirense foi mais uma agradável surpresa.

Comentários

Mensagens populares