Os dias da freguesia: 15 de Dezembro de 1740

Data de 15 de Dezembro de 1740, a certidão passada pela Câmara de Tomar confirmando os privilégios originariamente concedidos a Asseiceira pelo rei D. Dinis e sucessivamente confirmados pelos seus sucessores. Esta certidão foi passada a pedido de Domingos Francisco, morador na vila, e citada por Amorim Rosa em "A vila de Asseiceira e seu termo".
Uma mera coincidência leva-nos a questionar se este Domingos Francisco não poderá ser o filho de Domingos Jorge e Domingas Francisca, nascido em São Salvador de Modivas (Vila do Conde), em 13 de Março de 1910.
É que tudo o que encontrei sobre ambos bate certo: o Domingos Francisco vilacondense teria 30 anos em 1740 e foi pai de Maria da Assunção, que casou com José Simões, nascido e morador na Asseiceira.


Comentários

  1. Caro Nuno,

    É uma interessante possibilidade. O link envia para a minha página do Geni, já que este Domingos Francisco é meu 8ºAvô.
    Tenho grande curiosidade em saber o que terá motivado a vir de Modivas para a Asseiceira, em meados do século XVIII.
    Tem alguma informação adicional sobre ele ou a sua descendência?
    Domingos Francisco é trisavô de Maria Joana da Silva, casada com Eusébio Freire, que foi regedor da Asseiceira, por volta de 1880 e já mencionado numa anterior publicação sua.

    Obrigado por mais estas pistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno.
      Foi uma mera casualidade, um acaso de sorte ditado pelo Google, ter encontrado na sua página do Geni este nome coincidente com o do protagonista de um pedido que sempre me intrigou (porquê uma certidão de privilégios medievais pedida em meados do século XVIII?) exactamente quando me encontrava a preparar o artigo.
      Mas como este tipo de pesquisa vive de encontros e desencontros, agarrei-me, naturalmente, a essa possibilidade, mesmo que ínfima.
      Creio ter feito bem. Mantenha-se atento e avise-me se encontrar novas pistas, que eu farei o mesmo.
      Um abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares