O Carnaval da Linhaceira em projecto europeu

O Carnaval da Linhaceira esteve ontem representado no workshop do Carnval Project, no Instituto Politécnico de Tomar. Trata-se de um projecto europeu sobre as tradições carnavalescas e afins, criado no âmbito do programa Europa Criativa, e de que são parceiros, nomeadamente, um conjunto de importantes universidades de vários países.
Entre o material apresentado, destaque para o poster que reproduzimos, alusivo ao Carnaval no concelho de Tomar, com uma fotografia representativa da genuinidade e do engenho colocados no corso linhaceirense.
A Biblioteca de Temas Linhaceirenses esteve presente e pretende constituir-se como parceira deste projecto no sentido de tentar divulgar o mais possível, em Portugal e no estrangeiro, aquele que é o expoente máximo das tradições locais.
Apelamos a todos aqueles que tenham documentos antigos (fotografias, vídeos ou quaisquer outros), bem como testemunhos pessoais que achem importante transmitir, referentes aos 25 anos de corso organizado mas também, e principalmente, a momentos anteriores (nem que sejam relativos a máscaras ou brincadeiras meramente familiares ou de amigos), para contactarem pelo e-mail nunogarcialopes@hotmail.com ou por www.facebook.com/nuno.garcialopes
Será muito importante reunirmos documentação que ajude a perceber as raízes deste evento e o seu carácter genuíno.
Recordo que este blogue tem já a mais completa base de dados pública referente aos 25 anos do Carnaval, que pode ser vista aqui, mas que há ainda muito para recolher.


Comentários

Mensagens populares