Os dias da Linhaceira: 8 de Dezembro de 1982 e de 2010

O dia 8 de Dezembro é uma das datas mais marcantes da Linhaceira. Sê-lo-á de há muito pois, no século XIX e primeira metade do século XX, em que o culto dos santos predilectos da população era bem patente no nome das mulheres, o apelido da Conceição era um dos mais utilizados, após de Jesus (Senhor Jesus das Necessidades, de Santa Cita) e da Purificação (padroeira da paróquia).
O dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição (que tem direito a uma Travessa na toponímia linhaceirense), terá sido sempre festejado, mas foi a partir dos anos sessenta do século passado que começou uma tradição que não mais se extinguiu, tão arreigada que basta referir "o 8 de Dezembro" para todos saberem de que se fala.
Na essência, é um espectáculo de variedades feito com a prata da casa, à base de teatro, música  e dança, temperado com o aroma dos velhoses e do café caseiro. Ao longo do tempo, serviu para angariar fundos para a capela nova, para a ACR ou simplesmente para os artistas da terra darem vazas à sua capacidade criativa.
Do jornal O Nabão de 20 de Dezembro de 1982 recortámos a notícia do 8 de Dezembro desse ano.

 
 
Trinta anos depois, como o comprovam as fotos de 2010, ainda há uma tradição que é o que era.
 



Comentários

Mensagens populares