Os dias da Linhaceira: 28 de Setembro de 1952













Terá sido, seguramente, uma das primeiras vezes (não conhecemos nenhuma anterior), em que uma foto relativa à Linhaceira foi o destaque de capa de um jornal.
No dia 5 de Outubro de 1952, numa época em que ainda eram raras as fotografias nos jornais, o Cidade de Tomar ilustrou a manchete dedicada ao Congresso de Habitação e Urbanismo, que decorrera em Lisboa com um dia de convívio em Tomar, com uma foto do Rancho do Amor, um dos dois agrupamentos folclóricos então existentes na Linhaceira.
A razão para isso fora a actuação, no decorrer do almoço na Estalagem de Santa Iria, do "interessante e muito bem apresentado Rancho do Amor, com o seu Jazz privativo, acompanhados pelo seu inteligente  Director e hábil ensaiador, Sr. Manuel Martins Cobra (...) que foi ali levar (...) a sã alegria do povo português e da inebriante coreografia dos nossos bailados".



A fotografia, como se pode comprovar facilmente, não foi feita nesse dia, nem nesse local. Terá sido obtida frente à Câmara Municipal do Entroncamento, algum tempo antes, com certeza no mesmo dia em que esta que publicamos em baixo, com a devida vénia ao Luís Faustino, que a partilhou no Facebook, e datou de cerca de 1951.
Podem encontrar as identificações quase completas dos retratados aqui.


Comentários

Mensagens populares