Os dias da Linhaceira: 17 de Maio de 1953

No dia 17 de Maio de 1953 foi inaugurado o abastecimento de água à Linhaceira a partir da captação da Cova do Arroz. Situada em grande parte num planalto, sem nascentes na sua área, a  aldeia teve sempre alguma dificuldade neste capítulo.
Daí que sejam muitas as referências que se encontram ao tema, quer em jornais, quer nas actas camarárias.
Em 1949 é comunicada pela Cãmara a concessão de 123.350 escudos (cerca de 625 euros em moeda actual) para a obra de abastecimento à Linhaceira e Cerejeira. A ideia inicial era fazer a captação para a Linhaceira a partir da Cruz do Seixo (no Valigote, Falagueiro), mas acabaria por se optar pela Cova do Arroz (nas proximidades do lugar do Pocilgão, que entretanto ficou deserto), que ainda hoje alimenta a Fonte do Cigano.
Foram criados três fontanários, que receberam os nomes de Santo António, S. Francisco e S. Miguel, em homenagem aos proprietários que doaram os respectivos terrenos: António Santos, Miguel Alves Garcia e Francisco Salvador.
O assunto foi retomado no ano seguinte, no jornal Cidade de Tomar, a propósito do abastecimento de água a Santa Cita, que ainda demoraria.


Comentários

Mensagens populares