História da Linhaceira, 63 - 1909, a maior cheia do século

1909 foi efectivamente um ano fora do comum. Além do maior sismo do século em Portugal continental, de que falámos ontem, também no concelho de Tomar aconteceram as maiores cheias do século.
Embora a aldeia propriamente dita não tenha tido registo de problemas, dizem-nos os relatos orais que muitos linhaceirenses se dirigiram nesse dia 22 de Dezembro para a colina fronteira à ponte da Matrena, para verem a força da corrente do rio Nabão que acreditavam que a iria derrubar.
Para termos uma ideia do nível da cheia, as águas do rio terão chegado até cerca de um metro de altura dentro da fábrica de papel (na zona do portão principal, do lado de Santa Cita). Imaginem o que isto representava no leito do Nabão.
As imagens que mostramos são uma fotografia da cheia de 1909 em Tomar, originalmente publicada no livro "Coisas simples da terra tomarense - O rio, os açudes e as rodas" de Fernando de Araújo Ferreira e uma fotografia da última grande cheia do Nabão, em 2006, obtida a partir da ponte da Matrena por Tito Costa, impressionante mas ainda assim longa da cota de 1909.



Comentários

Mensagens populares