António Augusto Ferreira - Um pouco mais sobre o professor

Quem tem acompanhado mais de perto o trabalho de investigação feito por mim e pelo meu pai sabe como um dos nossos alvos fundamentais tem sido a figura de António Augusto Ferreira, seguramente um dos maiores responsáveis pela criação da primeira escola na Linhaceira.
Felizmente, o Arquivo Municipal de Tomar e amigos do Sardoal, onde nasceu, deram-nos importantes contributos para reescrever parte da vida deste professor primário, mas tem sido mais difícil recuperar os seus passos nas Caldas da Rainha, onde viveu em seguida.
Agora, felizmente, o gentil e precioso contributo da Biblioteca Municipal das Caldas, e muito em especial da Leonor Laranjeira, deu-nos mais algumas pistas, entre as quais ajudar a corrigir um erro que vinha da dificuldade de leitura da anotação da data de falecimento de Augusto Ferreira no seu assento de baptismo. O que tínhamos lido como Junho, afinal era Novembro. Ficamos assim a saber, garças ao recorte do jornal Gazeta das Caldas que vos mostramos, que morreu faz hoje precisamente 84 anos, a 28 de Novembro de 1933, naquela cidade.
Fica então feita a correcção e aproveitamos para lançar o repto a quem saiba alguma coisa sobre ele ou sobre a família (a esposa chamava-se Rosário Batista Ferreira, teve uma filha por volta de 1916, chamada Irene Batista Ferreira; foi sócio, nos seus colégios das Caldas da Rainha (Moderno e Rainha D. Leonor), do tenente-coronel Justino Moreira e do professor Ivo Mendes. Qualquer dica será bem-vinda para nunogarcialopes@hotmail.com.



Comentários

Mensagens populares