Os dias da freguesia: 16 de Maio de 1834

Faz hoje 183 anos que decorreu a Batalha de Asseiceira, decisiva no resultado final das guerras civis entre liberais e miguelistas, onde estes últimos foram derrotados, abrindo caminho, ainda que longo e cheio de percalços, para aquilo que viria a ser o Portugal moderno.
D. Pedro, que abdicara da coroa brasileira, chegou à Terceira em 1832, proclamando-se aí regente do reino. Apesar da inferioridade de forças, as forças liberais seguiriam para o continente onde, mau grado terem sido derrotadas no Cerco do Porto em 1833, contra-atacaram em vários pontos do país: o Duque de Terceira e o Almirante Napier tomaram o Algarve; Saldanha ocupou o Porto e, partindo para sul, conquistou Leiria, Torres Novas e Pernes; Sá da Bandeira tentou apoderar-se do Baixo Alentejo; e o Duque de Terceira, dominaria sucessivamente Trás-os-Montes, as Beiras e Coimbra, vindo a alcançar o seu maior triunfo na decisiva e difícil Batalha da Asseiceira, onde desbaratou e pôs em fuga as tropas miguelistas.
Esta curiosa imagem é uma caricatura da briga dos irmãos D. Pedro e D. Miguel, da autoria de Honoré Dumier, datada de 1833.



Comentários

Mensagens populares