Os dias da Linhaceira: 29 de Setembro de 2013

Faz hoje um ano que se realizaram as eleições autárquicas. Para a Linhaceira em particular e para a freguesia de Asseiceira em geral, este foi um acto eleitoral com várias particularidades que fizeram História.
Uma delas foi o facto de, pela primeira vez, a Linhaceira eleger dois presidentes de Junta diferentes consecutivamente, com a eleição de Carlos Rodrigues (candidato pelo PS), depois de Augusto Lopes (eleito nas listas do PSD) ter sido presidente durante três mandatos. Recorde-se que Augusto Lopes foi o primeiro presidente de Junta da Asseiceira nascido na Linhaceira. Antes, o cargo já fora ocupado durante largos anos por um linhaceirense (Manuel Martins Cobra), mas nascido em Vila de Rei.



Também significativo do peso que a aldeia tem vindo a ganhar no contexto da freguesia, foi o facto igualmente inédito de ter colocado dois linhaceirenses entre os três elementos que constituem a Junta, com a eleição de Fernando Ferreira.
No ano em que a questão dos géneros teve uma viragem significativa no concelho, com a estreia de uma mulher como presidente da Câmara e duas como presidentes de Junta, a freguesia de Asseiceira conseguiu colocar também, pela primeira vez, uma mulher como nº2 da Junta, no caso Gilda Gândara.
De registar, ainda, a candidatura à presidência da Câmara de um asseiceirense, Flávio Nunes, que, não só foi o mais jovem candidato ao cargo a nível nacional, com 18 anos, como conseguiu ainda um resultado histórico de 6,88 % dos votos (pelo MPT), mais que Bloco de Esquerda e CDS juntos, ficando a menos de 500 votos de ser eleito como vereador.



Comentários

Mensagens populares