Os dias da freguesia: 25 de Abril de 1975

Hoje, um olhar especial sobre o dia 25 de Abril de 1975. Um ano passado sobre o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, realizaram-se em Portugal as primeiras eleições livres.
Aqui ficam dois interessantes documentos publicados a esse propósito nas edições do jornal Cidade de Tomar anterior e posterior ao acto eleitoral.
O primeiro é um manual de instruções de como exercer o direito de voto. Alguns passos parecem-nos hoje risíveis, de tão óbvios, mas é preciso não esquecermos que se tratava de uma novidade:


O segundo é a listagem de recenseados e votantes nas diversas freguesias, que permite aquilatar dos valores da abstenção. Podemos verificar que a freguesia de Asseiceira se situou ligeiramente acima da média em número de votantes, ocupando o 7º lugar entre as então 16 freguesias, com 91,85% de votantes (a média concelhia foi de 91,43%).
Números que nos fazem pensar: a abstenção foi inferior a 10%.
A melhor homenagem que podemos fazer aos homens e mulheres que ajudaram a construir a Democracia em Portugal, é voltarmos a votar dessa maneira. Só assim seremos os donos do nosso destino.





Comentários

Mensagens populares