Os dias da Linhaceira: 15 de Outubro de 1984

Criado em Maio de 1983, o suplemento DN Jovem, do Diário de Notícias, foi um alfobre da literatura portuguesa da mudança do século, tendo passado pelas suas páginas alguns dos nossos maiores escritores actuais, como José Luís Peixoto, Pedro Mexia ou José Eduardo Agualusa.
O primeiro grande encontro de colaboradores fora de Lisboa ocorreu em 20 de Setembro de 1984, em Tomar, que era então um dos pontos do país com mais gente a participar, sendo que, entre estes, a maioria eram da Linhaceira.
O encontro, aliás, para além dos momentos de convívio e da visita aos monumentos, incluiu um jogo de futebol entre Tomar e o Resto do País, no antigo campo de treinos, no Flecheiro. A equipa tomarense, reforçada com Carlos Manuel Gomes (primeiro de pé - promissor poeta e fotógrafo precocemente desaparecido) e Manuel Dias (na frente, com t-shirt do DN Jovem - coordenador do suplemento, cujo papel foi reconhecido em 2004 com a atribuição do grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República), integrava ainda o futuro vereador Ivo Santos e oito linhaceirenses. Eram eles: Nuno Garcia Lopes, Pedro Gilberto, Fausto Silva, Paulo Gilberto, Fernando Bernardino, Gabriel Costa, Luís Garcia Lopes e Olegário Carvalho.


Na equipa mista do Resto do País alinhavam, entre outros, Fernando Sobral (5º de pé - actual jornalista do Jornal de Negócios), José Carlos Barros (7º de pé - um dos mais interessantes poetas contemporâneos), Joaquim Paulo Nogueira (3º da frente - encenador) ou Luís Graça (4º da frente - jornalista e escritor).

 
 

O encontro seria narrado no jornal O Nabão de 15 de Outubro desse ano.



Comentários

Mensagens populares