1706 - Linhaceira


Este artigo ficou desactualizado com a publicação, em 15 de Dezembro de 2014, da primeira referência ao Porto da Linhaceira, designação toponímica contemporânea de Mynhaxeira, entretanto descoberta no âmbito da investigação que temos vindo a desenvolver.

O documento mais antigo que encontrámos onde aparece o nome actual está no livro de
Registo de Casamentos, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e também disponível em microfilme no Arquivo Distrital de Santarém, e que começa em 1706. Trata-se de um matrimónio celebrado na igreja de Asseiceira, precisamente nesse ano, entre Manoel Roiz Anjo e Maria Francisca, ambos naturais da Linhaceira. Refira-se que o apelido Roiz corresponde ao actual Rodrigues. No ano seguinte, dos doze casamentos registados na paróquia, três são com intervenientes linhaceirenses, o que significa que a povoação teria já uma dimensão considerável no universo do então concelho (constituído por uma única paróquia, correspondente à actual).



In Linhaceira e as suas escolas, Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, Biblioteca de Temas Linhaceirenses, Linhaceira, 2013

Comentários

Mensagens populares