"Linhaceira e as suas escolas"

O livro "Linhaceira e as suas escolas" é a primeira obra publicada especificamente sobre a aldeia da Linhaceira, embora aborde igualmente a freguesia de Asseiceira, no concelho de Tomar, em que se insere.
Escrita por Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, resultou de um longo trabalho de pesquisa que contou com a colaboração de grande parte da comunidade local, dos arquivos paroquial, municipal, distrital e nacional, e onde é fundamental destacar o contributo de José Rafael Sirgado que, não tendo ainda obra publicada sobre a freguesia, é um dos investigadores que mais aprofundaram essa matéria.
O livro contou ainda com paginação e design gráfico de Miguel Atalaia e revisão tipográfica de Cristina Silveira de Carvalho, tendo sido editado pela Biblioteca de Temas Linhaceirenses, uma parceria entre a Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira e a editora Terra de Linho.
A obra começa com dois capítulos dedicados à História e à demografia, onde se apresentam pela primeira vez os dados que comprovam que a aldeia já existia pelo menos em 1527 e se lançam novas pistas sobre a origem da sua toponímia, com base no nome por que então era conhecida: Mynhaxeira. É também apresentado um estudo demográfico nunca antes realizado, que faz a compilação de duzentos anos de nascimentos, entre finais do século XVIII e os dias de hoje.
Os restantes capítulos abordam os cem anos das escolas locais, desde a luta pela sua criação ao papel tido nessa luta pelo professor António Augusto Ferreira, e continuando depois com a criação dos vários edifícios e aspectos e momentos específicos do ensino local.
A obra inclui a reprodução de dezenas de fotografias e documentos históricos, e está disponível para venda no ATL da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira ou por pedido através do e-mail apaeli@gmail.com.




Comentários

Mensagens populares