História da Linhaceira, 163 - 1966, inauguração do nicho

O nicho da Linhaceira, dedicado a Nossa Senhora dos Caminhos, foi o primeiro de um conjunto de nichos que apareceriam nos anos seguintes nas aldeias das redondezas. A sua aparência singela, perfeitamente integrada na ruralidade da paisagem local, esconde a assinatura de um arquitecto tomarense de relevo, José Inácio da Costa Rosa.
Destaquem-se ainda as palavras proferidas, na inauguração, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ribeiro, e reproduzidas na extensa reportagem do jornal Cidade de Tomar: "Durante os sete anos em que exerço o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tomar, muitas têm sido, felizmente, as inaugurações a que tenho assistido. Porém, quero e devo declarar aqui, com a maior sinceridade, que esta foi a que mais me impressionou, sensibilizou e cativou tanto pelo seu significado espiritual como ainda pela forma com que tudo e todos se associaram a esta festa a todos os títulos sublime e encantadora".
Rezam as crónicas que o 13 de Fevereiro de 1966, dia da inauguração, foi chuvoso mas que nem isso demoveu os "milhares de pessoas" que segundo o repórter estavam presentes, numa inauguração que chegara a estar prevista para meses antes mas seria adiada para esta que foi, claramente, uma data a marcar a História local.
As imagens mostram o nicho na actualidade, a sua fotografia mais antiga que conhecemos e o artigo do jornal Cidade de Tomar sobre a inauguração.






Comentários

Mensagens populares