Cinco anos da Biblioteca de Temas Linhaceirenses

Desde 24 de Março de 2013 passaram-se cinco anos, o que significa 1826 dias consecutivos de artigos sobre a História da Linhaceira e da freguesia de Asseiceira disponíveis neste blogue para o mundo inteiro. O mundo deu muitas voltas, vivemos dias tristes e dias felizes, mas nunca faltámos ao que começou por ser o desafio de um ano e se tornou, por "culpa" dos leitores, numa rotina diária, daquelas rotinas agradáveis sem as quais já não passamos.
Basta olhar para as estatísticas para o perceber: no primeiro ano, o número de visualizações mensais andou entre as 700 e as 1800; em 2014 e 2015 chegou algumas vezes às 2400; em 2016, esse foi o mínimo mensal, antes de 2017 em que só uma vez desceu abaixo dos 6000. E agora, nos três primeiros meses de 2018, vamos atingir sempre os 15 mil!
Mais importante que os números, porém, é o impacto real sobre as pessoas. Na Linhaceira, na freguesia e no próprio concelho, tem sido claramente uma aposta ganha, sendo a Biblioteca de Temas Linhaceirenses uma marca já reconhecida. Mas também a nível nacional (e não só) temos vindo a marcar pontos como um excelente exemplo de trabalho nesta área. Afinal, não é por acaso que as Liñaceira nos ofereceram um concerto.
A galeria de imagens, publicada pelo jornal O Templário a propósito do dia inaugural desta aventura, que teve como ponto central o lançamento do livro "Linhaceira e as suas escolas", é a melhor explicação para o nosso sucesso: quando se consegue envolver a comunidade, ganha-se o seu coração.


Comentários

Mensagens populares