Os dias da freguesia: 2 de Novembro de 1514

Faz hoje 503 anos que o rei D. Manuel emitiu o foral para Atalaia e Asseiceira, de que mostramos pormenor da publicação, com belas iluminuras, no "Livro dos Forais Novos da Estremadura", disponível aqui.
É a seguinte a transcrição deste trecho em português actual, de acordo com a edição feita pela Junta de Freguesia de Asseiceira, no âmbito das comemorações do quinto centenário, em 2014:
"Dom Manuel, etc. A quantos esta nossa carta de foral dado às vilas da Atalaia e Asseiceira virem, que pelas inquirições e exames que mandámos fazer em nossos reinos para justificação dos direitos reais, deles achámos que na dita vila se não pagou nunca nem hão de pagar nenhuns foros, nem tributos reais de nenhuma sorte, e condição que seja, porque tudo livremente foi dado ao dito lugar na primeira povoação dele. O que nós havemos por bem que assim sempre se guarde sem nenhuma outra mudança. Quanto às sesmarias, mandamos que se dêem segundo nosso regimento delas, sem nenhum foro de nenhuma forma que seja livremente.
Gado do vento"


Comentários

Mensagens populares