Os dias da Linhaceira: 13 de Novembro de 2017

A notícia é fresquinha, tem apenas algumas horas: na reunião de ontem da Câmara Municipal de Tomar foi aprovada por unanimidade a adjudicação à empresa Tecnorém da empreitada de construção do Centro Escolar da Linhaceira, na sequência do concurso público internacional aberto para o efeito (foto desta reunião histórica publicada por mediotejo.net).
Chega assim quase ao fim (falta ainda um passo burocrático, a consignação da obra, ou seja, na prática, a assinatura do respectivo contrato) um longo caminho que já leva quase duas décadas desde que foi assumida pela Câmara Municipal de Tomar a necessidade de construção de um centro escolar na maior aldeia do concelho.
Um caminho bem mais longo do que aquele que foi percorrido entre 1913 e 1918, quando cinco anos separaram a decisão camarária e a sua efectivação.
Ainda assim, não deixa de ser curioso que a construção da obra vá decorrer exactamente cem anos depois da construção pelo povo da aldeia do seu primeiro edifício escolar.
E as comemorações do centenário, que estão em preparação para decorrerem ao longo de 2018, terão esse aliciante extra, de acontecerem em paralelo com esta nova obra. Tal como então, espera-se que tenha um papel decisivo no desenvolvimento da Linhaceira, extensível a toda a freguesia, de que será a única escola.

Comentários

Mensagens populares