Em busca da origem do nome Linhaceira, 4

A propósito desta última acepção e tendo em conta que o documento mais antigo conhecido com referência ao nosso topónimo se refere ao porto da Linhaceira, um lugar onde se conjugam terrenos férteis com uma zona ribeirinha propícia à utilização para outros fins, como antigamente a lavagem  da roupa, faz sentido colocar a hipótese de também ali ser feito o tratamento do linho.
As imagens que publicamos referem-se respectivamente ao "afogar" do linho em Bogas de Baixo e ao "alagamento" ou "curtimenta" em Castelo Branco (podem ver através dos links os artigos originais onde são explicados estes e os outros passos da cultura e transformação do linho).
Reparem como havia condições na zona da "Praia dos Tesos", na Taveira (local provável do porto da Linhaceira) para realizar este tipo de tarefas.
Embora não passe de uma hipótese, sem ter por enquanto qualquer documentação conhecida que a sustente, quanto mais investigamos sobre o assunto, mais sentido faz que resida nela a razão de ser do nosso nome.






Comentários

Mensagens populares