Resultados eleitorais Legislativas 2015

Os resultados eleitorais, em percentagem, nas diversas mesas de voto da freguesia de Asseiceira, no rescaldo das Legislativas de ontem, e a comparação com os resultados do concelho e os totais nacionais, para as sete forças políticas que alcançaram pelo menos 1% do eleitorado nacional.



Conclusões:

- À excepção da CDU (PCP-PEV), os resultados do concelho de Tomar foram quase idênticos aos nacionais.

- Na freguesia de Asseiceira, porém, foi o PS a ganhar, com 12% de vantagem sobre a coligação PSD-CDS, a maior vantagem nas três freguesias do concelho em que os socialistas levaram a melhor. Destaque ainda para o facto de o Bloco ter tido uma votação 4% superior à média nacional.

- Se aproximarmos ainda mais a lupa até à Linhaceira, encontramos a mesa de voto mais atípica de todo o concelho: o PS ganha com valores na casa dos 40 % (média da freguesia), mas a coligação obtém apenas 21,73 %, pouco mais de metade da média nacional. Isto porque, mais à esquerda, o BE atinge os 17,57% (a escassos quatro pontos) e a CDU 9,60 % (muito acima da média local e mesmo acima da nacional). Ou seja: Bloco e CDU, juntos, ultrapassam largamente PSD-CDS.

- Nas restantes mesas, destaque para os 51,85 % do PS nos Pastorinhos, contra apenas 21,16% da coligação de direita, o valor mais baixo de todo o concelho. Resultado contrário só em Santa Cita (39,91 %) mas ainda assim por margem relativamente escassa contra 34,97 % do PS. De referir ainda, na Roda Grande, os valores elevados em relação à média nacional do Bloco (14,34%), do PDR (2,69 %) e do PCTP-MRPP (2, 24 %).

Comentários

Mensagens populares