Os dias da freguesia: 30 de Setembro de 1990

30 de Setembro de 1990 foi a data de oficialização do Agrupamento de Escuteiros nº 941, sediado na Asseiceira e que, por isso mesmo, está agora a comemorar o seu quarto de século.
O Agrupamento começou a germinar a dia 17 de Fevereiro de 1989, data da primeira reunião em que foi estudada a hipótese de criar um grupo de Escuteiros na paróquia. Foi formada uma equipa de futuros dirigentes que participaram num Curso de Iniciação nos dias 28 e 29 de Outubro desse ano.
Apenas com duas secções: Lobitos e Exploradores, as primeiras reuniões com os aspirantes  a Escuteiros foram efectuadas no dia 1 de Dezembro.
Uma das particularidades do Agrupamento foi o facto de funcionar em dois locais, Asseiceira e Linhaceira, tornando mais fácil a deslocação dos escuteiros.
Ao longo do ano de 1990 foram decorrendo as actividades dos bandos e patrulhas, realizando-se o primeiro Acampamento de Agrupamento nos dias 23 e 24 de Junho, num pinhal no Grou.
Até que em 30 de Setembro de 1990 se deu a oficializado do Agrupamento 941, cujo patrono é Nossa Senhora da Purificação, constituído pela Alcateia 17, que tem como patrono S. Francisco de Assis, e pelo Grupo Explorador 17, cujo patrono é São Francisco Xavier.
Nos próximos dias, e até domingo (dia em que o Agrupamento vai comemorar condignamente a efeméride, na Asseiceira, ao longo de todo o dia), a Biblioteca de Temas Linhaceirenses vai também evocar estes 25 anos.
Obrigado ao Agrupamento, e em especial à Tânia Franco e à Rita Faustino, pela colaboração.






Comentários

Mensagens populares