Manoel de Oliveira e a Linhaceira

O cineasta Manoel de Oliveira não teve nada a ver directamente com a Linhaceira, mas os seus genes tiveram. Explicando melhor: Pedro Oliveira, responsável do atelier PLCO Arquitectos, e neto do realizador, foi o criador de uma das três ideias para o Centro Escolar da Linhaceira, apresentadas o ano passado.
Original no seu trabalho e pouco seguidor das convenções, tal como o avô, criou uma escola arrojada, onde o recreio ficava na cobertura e havia uma abertura em escorrega para regressar ao interior, e na qual as salas de aula se confundiam com o espaço da biblioteca.
Era um projecto tão arrojado, mas muito bem defendido do ponto de vista pedagógico, que, se tivesse sido escolhido e construído, a Linhaceira passaria a fazer parte, seguramente, do roteiro internacional da arquitectura e da inovação escolar.
Porém, mesmo sem a sua concretização, a existência dessa proposta passou a fazer parte, indelevelmente, da História da Linhaceira.
Aqui ficam algumas imagens da apresentação: um frame do file "Aniki Bobó" de Manoel de Oliveira para mostrar a escola tradicional, uma imagem virtual do edifício e a maqueta observada de vários ângulos.






Comentários

Mensagens populares