A Linhaceira nos livros, 1 - "José Martinho - Do sonho à obra"

Por vezes, encontramos referências à nossa terra onde menos esperamos. Entre a bibliografia fundamental para compreender a História da Linhaceira, contam-se livros essenciais da História do concelho, como "Thomar - Santa Iria", de Vieira Guimarães ou os "Anais do Município de Tomar", compilados por Amorim Rosa.
Neste caso, porém, a referência foi uma surpresa.



Trata-se de "José Martinho - Do sonho à obra", um volume de excelente qualidade gráfica, fruto do trabalho de investigação e escrita de Francisco Salgueiro e Cátia Salgueiro, publicado pela Fundação Maria Dias Ferreira, no âmbito do admirável esforço de resgate da memória de Ferreira do Zêzere que aquela entidade tem levado a cabo.
É um livro dedicado à vida e obra de José Martinho, dirigente associativo, autarca e benemérito de relevo e fundador do jornal que há meses atrás fez um dos títulos mais bonitos sobre o Carnaval da Linhaceira, o Despertar do Zêzere.
Mas isso foi um mero acaso, pois nada o ligava a esta terra. A não ser o episódio narrado no livro e que transcrevemos abaixo:


Comentários

Mensagens populares