História de Asseiceira, 61 - Primeiro registo paroquial de asseiceirenses

Não é tão relevante como o caso que ontem referimos com intervenientes da Linhaceira, apenas porque, graças ao facto de ser sede de concelho, são diversos os moradores da antiga vila de que se tem conhecimento anterior através de documentos vários.
Todavia, 8 de Março de 1707 é também a data do primeiro registo que chegou aos nosso dias de um casamento entre dois moradores na Asseiceira, Jozeph Pereira (filho de Luis Pereira e Margarida Vaz) e Izabel da Motta (filha de Francisco da Motta e Izabel Roiz). Também os pais eram naturais da vila.
Refira-se a curiosidade de uma das testemunhas ser Nicolao de Pina, provavelmente aquele que terá mandado construir, um ano antes, a ponte da Matrena.
Por aqui se vê como, a partir do início do século XVIII, a profusão de documentos que chegaram aos nossos dias permite uma análise aprofundada da nossa vida colectiva nos últimos trezentos anos. Relembramos que o objectivo primeiro deste blogue, que não é feito por historiadores mas por simples recolectores da memória, é precisamente identificar e divulgar os documentos essenciais para que esse trabalho possa ser feito.


Comentários

Mensagens populares