700 anos do foral - Cantigas de amor de D. Dinis

Que melhor forma de comemorar os 700 anos do foral do que convocar o próprio D. Dinis? Para além de ter sido um dos mais importantes estadistas portugueses, D. Dinis foi um homem de letras, autor de alguns dos mais belos poemas da época em que português e galego ainda se confundiam numa mesma língua.
Ouçamos uma das suas belas cantigas de amor, cujo texto publicamos abaixo. "A tal estado m'adusse, senhor", interpretado pelo Grupo de Música Antiga Meendinho, da Galiza, com voz da meio-soprano polaca Paulina Ceremużyńska. 



 A tal estado mi adusse, senhor,
 o vosso bem e vosso parecer
 que nom vejo de mi nem d'al prazer,
 nem veerei já, enquant'eu vivo for,
 u nom vir vós que eu por meu mal vi.

 E queria mia mort'e nom mi vem,
 senhor, porque tamanh'é o meu mal
 que nom vejo prazer de mim nem d'al,
 nem veerei já, esto creede bem,
 u nom vir vós que eu por meu mal vi.

 E pois meu feito, senhor, assi é,
 querria já mia morte, pois que nom 
 vejo de mi nem d'al nulha sazom
 prazer, nem veerei já, per bõa fé,
 u nom vir vós que eu por meu mal vi;

 pois nom havedes mercee de mi.

Comentários

Mensagens populares